segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tenho um amor incondicional por Bocaiuva! Faço a cada dia um amontoado de lembranças, e quando vejo fotos antigas viajo com as imagens dos antepassados ... Curiosamente me pergunto: Onde andará o passado?
Bim

21 comentários:

  1. Bim,

    ou Zilda, como a chamávamos, colega de escola, na nossa época grupo escolar, não me pergunte quando. Acho que deve ter sido no Genesco, ali na praça do Mercado. Seu blog é um óasis, os filmes uma viagem de volta no tempo. Um tempo que nem tão longe assim se vai, mas com a velocidade supersônica com que as coisas têm mudado de uns anos para cá, às vezes sinto como se a nossa Bocaiúva de infância fosse hoje apenas um quadro já amarelado numa parede, como diria Drummond. Espanta-me a nossa falta de sentimento estético e histórico, e a nossa linda e terna Bocaiúva vai perdendo seu charme, suas relíquias, seu passado. Onde o chafariz? Onde o coreto da pracinha? A igreja da Matriz? O velho prédio da Estação, marco da cidade, está-se acabando pela ação do tempo e de vândalos. O conjunto arquitetônico das casas vai sendo substituido pela arte tosca, apressada, dos predinhos de aluguel. E, tal como você, eu também me pergunto: onde andará o passado? Nas suas fotos antigas vemos uma Bocaiúva linda e pacata, típica cidade de interior, com seus casos e causos, sua gente simples e sem pressa. Então, no silêncio de BH que a madrugada nos acalenta, viajo de volta a esse passado, sentado num banquinho qualquer do trem da Central, que chegava em BOc todas as manhãs. Hospedo-me no Hotel de Dona Geralda, ou Dona Conceição. Festa de julho. Festa do Senhor do Bom-Fim. Sapatos engraxados, roupa nova, cabelos penteados, é hora de assistir à missa na Matriz, à queima de fogos, e aquecer as mãos geladas à beira da fogueira. Mas eis que o sol já raia, e as reminicências evocadas pelo seus filmes dão lugar às labutas do dia-a-dia, e adormecem no recôndito da alma, lá onde dormem as lembranças e as saudades da nossa Boc de infãncia.

    ResponderExcluir
  2. Meus Deus, quem será esse tal anônimo? Obrigada pelo Oásis.... Poderia até chutar a autoria, mas não me atrevo!

    ResponderExcluir
  3. Bim,

    ou Zilda (acertei, né!), penso que seu chute passaria longe do gol. Sabe, até achei que vc fosse ficar zangada por eu ter postado como 'anônimo'. Não há motivo pra isso. Mas é que sou meio tímido, sabe., até no silêncio e na distância da internet. rs
    Bom, vou te dar mais uma chance para um bom chute: eu morava no Bairro Pernambuco, ali na antigamente deliciosa Av. Montes Claros, porta de chegada do trem da Central. Acho que, por isso, aquele apito de chegada e de partida do trem-de-ferro estará pra sempre e indelevelmente guardado em minhas lembranças. POde arriscar um chute???

    ResponderExcluir
  4. Jesus, tenha piedade! Quero descobrir esse anônimo logo! Penso que essa pessoa assina Souza,será?

    ResponderExcluir
  5. Bim,

    se vc fosse bater um pênalty, teria chutado duas vezes para fora. rs Nem Souza (acho que vc pensou nos Pinto de Souza, não foi?) nem Freire.
    Engraçado, eu não consigo lembrar-me em que série fomos colegas. Teria sido no Genesco (professora Berenice?) ou na Escola Normal? Ou em ambos?
    Esqueci-me de esplicar o porquê do 'oásis'. É que temos tão pouca coisa da nossa Boc na internet, não é? Tudo bem. Visto a carapuça. É culpa minha também. Assim, quando vejo os seus vídeos, ainda que eu não conheça a maioria das pessoas, divirto-me ao ver fotos antigas da cidade, alguns rostos a mim mais familiares, e relembro um pouquinho um tempo da nossa pacata city que não volta mais.
    Mais um chute, tá...

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo anônimo,
    Se você foi meu colega, provavelmente deve ter sido da Escola Normal, onde estudei desde o primário. Agora, estou mais curiosa que nunca...rsrs
    Me veio outra pergunta à cabeça: Você será homem ou mulher?
    Anônimo, Vc disse que morou na Av Montes claros, isso está me encucando....

    ResponderExcluir
  7. Bim,

    homem, com H bem grande. rs rs
    Ué, mas na Escola Normal havia o curso primário? Não sabia. Então, deve ter sido lá mesmo, no colegial ou no científico. Estudei lá até o 2o cientifíco.
    É isso mesmo. Av Montes Claros, famoso bairro Pernambuco, da venda de Arnaldo, point nessa época, do Ginásio (depois virou Servelino Ribeiro). Agora, o bom mesmo da Av MOntes Claros era quando chegava o trem. Aí era uma festa só. A rua ficava de gente, algumas ficavam por ali mesmo, outras passavam em direção ao centro. O Taxi do 'Seu' Valdivino, que a gente chamava de geladeira preta (o táxi, claro), ia e vinha, sempre devagar e cheio de malas.
    Bons tempos...

    ResponderExcluir
  8. Sr Anônimo,
    sabe que você é muito engraçado? Estou aqui morrendo de rir, já até dividi meu riso com minha filha....
    Olha, na Escola Normal tinha primário sim, chamavam de Escola Modelo ou Anexo e minhas professoras foram Maria José Narciso, Amália Froes....
    Pena que lembro pouco da chegada do trem...Mas eu morava no centro e só ia na estação dia de viajar, mas me lembro do Geladeira Preta sim e também do Sr Valdivino (vivia lustrando seu taxi) o único táxi da cidade!
    Deixe de manha e deixe uma dica para eu te descobrir ...

    ResponderExcluir
  9. Bim,
    não é manha, não.
    Te juro. Pura timidez. É verdade. Tô me lembrando que havia mesmo o Anexo. Então, fomos colegas no ginasial. Very good times.
    E como não me lembrar de "Dona" Maria José Narciso, professora de Ciências no ginasial? Vc se lembra, a gente chamava as 'mestras' de Dona. Maior respeito. Tenho muito carinho por todas elas. Vc sabe, naquela época (até parece que foi tanto tempo assim, né?) Boc tinha a turma do centro (a elite) e a turma da periferia (os bairros). Vc morava no centro, então era da elite. rs
    Lembro-me que quando chovia, os colegas me perguntavam se a canoa já tava pronta para atravessar a baixada do mercado. rs
    É mesmo, Bim. 'Seu Valdivino', quando não estava levando algum passageiro, geralmente para o hospital - lá no Pernambuco a gente só andava de táxi quando ficava doente -, passava o dia lustrando o táxi. Quando ele passava, a meninada, às escondidas, é claro, gritava: "olha a geladeira preta". Impassível e elegante, ele seguia em frente. Nunca respondeu às nossas 'molecagens'. Era um gentleman.
    Uma dica? Tá bom. Estudei no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Ah..... Penso que agora estou no caminho certo! Vc disse ser meu colega, disse o nome da professora Berenice ( deveria querer dizer Beatriz Santos Amaral). Primeira série, estudei no Grupo do Pernambuco, tinhamos como colegas: Marina Caldeira Brant, Gildásio José de Carvalho, Darci Faria, Marcelo de Lemos Chernicharo, Plínio Eduardo Praes.... e muitos outros que guardo nomes com carinho. Você é um deles?

    ResponderExcluir
  11. Será que este anonimo tem algum parentesco com o Sr.Hudson,ex fun da Central do Brasil?

    ResponderExcluir
  12. Beto, por favor me ajude a descobrir quem é esse anônimo... Até agora, sei que ele foi meu colega de escola, morava no pernambuco, estudou no Rio, é bem humorado, escreve como poeta.....

    ResponderExcluir
  13. Bim,

    obrigado pelo 'escreve como poeta'. Pura bondade sua, claro.
    Digamos que agora vc acendeu o forno do fogão-a-lenha, ou seja, tá começando a esquentar! Boa memória, hein... Lembra-se de nome e sobrenome! Sou um deles! Então fomos colegas na primeira e segunda séries. Ex-Grupo Gastão Vale, ali descendo a Rua Nova (Firmino de Oliveira). Dona Beatriz foi na primeira série. Dona Juju na segunda. Dona Berenice foi na quarta série, mas aí já foi no Grupo Genesco, porque eu me transferi, ou melhor, fui transferido pra lá, que criança fazia o que os pais mandavam (bons tempos, não acha? rs rs).

    ResponderExcluir
  14. Ah.... você é um deles? Que bom, então eu não me enganei!
    Sei agora quem é você, meu amigo poeta!Vou até pedir pra não fugir do meu blog não,esse supense todo está dando 'maior ibope'.... Daqui a pouco a novela das oito vai ficar pra trás...
    Não quer dividir este blog comigo? Te proponho uma sociedadde, topas?

    ResponderExcluir
  15. Bom, se dando 'ibope', fiquemos, então, com o suspense pelo menos por mais uns seis meses. rs Não é assim que funcionam as novelas?
    Proposta muito boa a sua. Claro que topo! Nas minhas infinitas limitações, o que devo fazer?
    Mas, Bim, cá entre nós e que ninguém nos ouça, vamos dividir só os lucros, tá bem, que de prejuízo tô fugindo que nem o 'marvado' foge da cruz. rs

    ResponderExcluir
  16. Menino, trato feito!
    Mande seu email para maiores contatos! Com relação aos lucros, fico com 70% deles! Sou boa comerciante....rsr Aguardo!

    ResponderExcluir
  17. Ok.
    Tô achando que fiquei no preju. rs
    Mas tudo bem. A causa é muito boa, e um bom desafio me diverte. Negócio fechado.

    ResponderExcluir
  18. Uai,cadê seu e-mail, cadê sua palavra? Você é homem ou um 'saco de pipoca'?
    Ah, já entendi... Você não gostou da percentagem, né?

    ResponderExcluir
  19. Bim,

    Buemos Dias.
    Ih, esqueci. Desculpe-me.
    epp60@ig.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bim,
    Kd vc?
    A proposta ainda está de pé?
    Ou tá achando que a percentagem tá muito alta? rs rs

    ResponderExcluir