quarta-feira, 22 de julho de 2009

Discos voadores visitam Bocaiuva em1969.

Eram 21h, quando três discos pararam o ônibus em Bocaiuva

Cobertura: Carlos Lindenberg (textos)
Evandro Santiago (fotos)

BOCAIÚVA – Bocaiúva é uma cidade pequena, porém, decente e alegre. Durante o dia, os homens trabalham no se pequeno comércio, nos bancos e nas fazendas. À noite, é hora de cinema e de conversa na praça ou nas portas das casas. Moças e rapazes preferem o clube, que fica na praça principal. Em todas as conversas – há uma semana – o assunto é o mesmo: discos-voadores.
Bocaiúva não tem medo dos discos e parece que está até acostumada com eles. Nos últimos 15 meses, sete objetos aéreos não identificados (OANI) foram vistos pela gente de Bocaiúva. As últimas aparições deram-se há menos de 20 dias. Todos os passageiros de um ônibus viram três discos fazendo evoluções e emitindo luzes fortes. Um deles acompanhou o coletivo durante mais de meia hora. O motorista parou o carro e passou a dar sinal de luz, enquanto os passageiros eram tomados de extremo nervosismo.

Discos e ônibus

Sexta-feira, dia 7. O ônibus da empresa Tolentino, linha Januária-Belo Horizonte, com todos os seus lugares ocupados, fazia uma viagem normal. Os passageiros, na maioria gente humilde acostumada à vida rural, esperava a hora de ver a cidade grande, distante mais de 400 quilômetros.
As luzes de Bocaiúva já apareciam detrás das janelas estreitas do ônibus, que acabava de descer a serra. Eram 21h. De repente, um clarão chamou à atenção de passageiros, motorista e trocador. Vinha do meio do mato, uma pequena clareira, à beira da estrada. Três objetos de forma arredondada emitiam luz. Estavam parados no ar a mais de um metro do chão.
- “Eles eram do tamanho de um pneu”, afirma o trocador Aldair Alves Miranda, de 19 anos de idade. O ônibus continuou andando. Um dos discos levantou voo, sem fazer barulho, e passou a seguir o carro, fazendo evoluções, ora na frente, ora atrás, sempre numa distância de mais ou menos 100 metros.
A inesperada aparição assustou aos passageiros. O ônibus andava e o disco seguindo-o. O motorista Roberto não teve dúvidas. Parou o carro. Mas o objeto também parou à frente e passou a emitir raios luminosos brancos e azuis. Roberto dava sinal de luz e o objeto respondia. Os passageiros ficaram nervosos e foi preciso a gente dizer que não era nada não, mas até eu fiquei com medo. Era um negócio estranho. “A noite estava escura e aquela coisa brincando com a gente, soltando aquela luz esquisita, era para ficar com medo mesmo”.

Mais de meia hora

Aldair é um moço simples. Na Empresa ninguém dúvida de sua idoneidade, apesar de ter 19 anos. É tido como um rapaz sério, compenetrado. Não sabe explicar exatamente a forma do disco: “era arredondado e mais ou menos do tamanho de pneu de caminhão grande. Interessante é que os objetos eram três, mas só um seguiu o ônibus. Não é mentira minha não. Todos os passageiros viram. Nem foi ilusão de ótica, pois brincamos com o objeto mais de meia hora”.
A luz forte emitida pelo “OANI” não deixou que o trocador pudesse captar mais detalhes. Não viu janelas. Não ouviu ruídos. “Só sei que ele andava de um lado para outro, de cima para baixo, com muita facilidade. Uma coisa me chamou a atenção: dos dois que ficaram parados, suspensos sobre o chão, sem nenhum suporte para sustentá-los, um era meio quadrado. Não deu para ver exatamente seu formato, mas não era redondo como os outros. Pode ser que eu tenha me enganado, por causa das luzes, mas na era redondo como os outros não, repito”... ... ...

( Matéria retirada do 'Estado de Minas' - 18 de março de 1969 - Arquivo Juca Brandão)

Um comentário:

  1. Tenho um amigo que viveu a maior parte de sua vida em Bocaiuva, e foi na fazenda Canto do Mato. Ele ja nos seus quase 90 anos tem feito comentários sobre como era a vida em Bocaiuva.
    Gostaria de ter fotos daquele local, onde ele diz ter sido contruida uma igreja muito grande e com uma vista maravilhosa pois fica no topo do morro.
    Se alguma pessoa que ler este comentário puder postar ou enviar fotos ficaria muito agradecido pois ele não tem mais possibilidade de viajar para para ai.
    Grato antecipadamente
    lineu.42@gmail.com

    ResponderExcluir